História

Janeiro de 1974 – começa um novo ano e com ele um novo sonho: deixar a boleia do caminhão, e do barro fazer uma vida – sim, ali nascia a ideia da construção.

O Sr. Deusdedit Cardoso, fundador da empresa, iniciou suas atividades no ramo da construção em março de 1974, com a fabricação de tijolos de barro de forma artesanal, para entrega na tão longínqua capital paulista.

O trabalho árduo da olaria – usavam-se as mãos do sonhador, ainda longe da frieza das máquinas – não prosperou e os sonhos voltaram às noites das estradas.

Mais tarde, já com seus dois filhos moços, o Sr. Cardoso (como é conhecido) encheu-se de coragem e voltou a lutar pelo sonho de adentrar o ramo da construção.

Assim é que em 1990 a “Cardoso Materiais para Construção” nasceu.

A empresa começou no ramo varejista dos materiais básicos da construção: areia, pedra, cimento, cal, tijolos e ferragens. Os funcionários, inicialmente três (Cardoso e seus dois filhos, Paulo e Mauro) há época revezavam o balcão, as entregas e a busca dos materiais nos fornecedores.

As longas “puxadas de areia e pedra” pelas mãos dos filhos duraram anos a fio, desde o mais ruim dos caminhões até a concretização do sonho da primeira carreta.

De 1994 em diante a empresa passou a diversificar seus produtos e passou a comercializar os materiais hidráulicos, elétricos e para pintura, e um pouco mais tarde, os blocos de cimento.

Em 2004 os filhos Paulo e Mauro Cardoso inauguraram uma indústria de fabricação de blocos e artefatos de cimento, inicialmente para fomentar os negócios do pai, Sr. Cardoso.

Em 2007, após dois anos de obra, mais uma conquista: a inauguração da sede própria para o comércio varejista de materiais para construção, com uma área total de mais de 5.000m².

Nos idos de 2009 Paulo e Mauro Cardoso, por conta da escassez do mercado areieiro e imbuídos de mais um sonho, se depararam com a oportunidade de extrair sua própria areia – era o início de mais uma batalha. Dificuldades das mais diversas espécies marcaram os cinco anos de luta para a realização de mais esse empreendimento comercial. Assim é que em 2014 Mauro e Paulo Cardoso puderam finalmente colocar em operação a terceira empresa do “grupo Cardoso” (podemos assim carinhosamente chamar): a SRC Mineradora.

Hoje o familiar “grupo Cardoso” é formado pelo comércio varejista “Cardoso Materiais para Construção”, pela indústria “Cardoso Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento” e pela mineradora “SRC Mineradora”, liderando, ao longo dos mais de 24 anos de existência, o mercado em Extrema e região.